segunda-feira, 23 de julho de 2012

sem min nada podereis fazer






A Pregação e a Palavra


 a Palavra de deus deve estar presente na pregação da igreja. Pregação é a comunicação verbal da Palavra de Deus, aplicando-a às vidas do povo de Deus. O pregador é um ministro da Palavra de Deus. Sua responsabilidade é estudar a Palavra e então ensinar e aplicar a Palavra como um ato central da adoração. Deus vem ao Seu povo e fala ao Seu povo na pregação fiel da Sua Palavra. Como a Segunda Confissão Helvética diz, “A pregação da Palavra de Deus é a Palavra de Deus”. Quando ouvimos um sermão fiel, estamos ouvindo Cristo nos falar e nos chamar à fé e ao arrependimento.


Romanos 10:14 realmente diz, “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?” 


Paulo está dizendo que a fé vem por ouvir as próprias palavras de Jesus, nas palavras fiéis do pregador.
Historicamente a igreja tem freqüentemente chamado a pregação (juntamente com os sacramentos) de um “meio de graça”. Um meio de graça é uma instituição do Senhor pela qual Ele prometeu abençoar Seu povo fiel e ajudá-Los a crescer na graça. A pregação, então, não é uma oportunidade para um pregador oferecer opiniões ou para ser divertido, mas é a instituição que Deus apontou e usa para comunicar Sua Palavra. Onde esta Palavra é ouvida e crida, a benção do Senhor sempre estará presente. O povo de Deus crescerá ao conhecer o perdão misericordioso de Deus e ao conhecer a vontade de Deus para eles. 


"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."  (Hebreus 13 : 8)

Nenhum comentário: